Cidades Sábado, 24 de Maio de 2025, 08h:09 | Atualizado:

Sábado, 24 de Maio de 2025, 08h:09 | Atualizado:

VISTORIA E IDENTIFICAÇÃO

Detran promove curso de aprimoramento para credenciados

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

CAPACITACAO DETRAN.jpg

 

A Escola Pública de Trânsito do Detran realizou, ao longo da semana, de 19 até esta sexta-feira (23.5), o 1º Curso de Aprimoramento dos Processos de Vistoria e Identificação Veicular. Participaram da capacitação 18 colaboradores de empresas de vistoria veicular credenciadas junto ao Detran.

O curso teve duração de 40 horas/aula. Foram ministradas aulas com temas como: introdução à vistoria veicular, responsabilidade administrativa do vistoriador veicular, normas e requisitos para a realização da vistoria veicular, sistema RENAVAM aplicado às funções da vistoria veicular, registro digital da vistoria veicular realizada pelas empresas credenciadas, como identificar adulteração de item de identificação veicular, além da parte prática da vistoria veicular.

O gerente da Vistoria do Detran, Ademar Carlos Schultz, é um dos professores que ministrou a maioria do conteúdo do curso e fala sobre a importância da capacitação destinada às empresas credenciadas.

“O objetivo é qualificar esses vistoriadores credenciados que prestam serviço à sociedade em nome do Detran para que realizem o serviço de acordo com as regras, oferecendo um serviço de vistoria no mesmo padrão e diretrizes do Detran”, enfatizou.

A vistoriadora Maria Izabel dos Santos Rodrigues, colaboradora da empresa de vistoria Objetiva, de Campo Novo dos Parecis, acredita que a capacitação veio para aprimorar seu conhecimento na execução do serviço de vistoria.

“Esse curso foi importante para agregar conhecimento, principalmente na identificação de fraude veicular, de falsificação de chassi, de motor, para identificar veículos com fraude no ato da vistoria e o que fazermos nessas situações. Foi uma capacitação importante pois também tivemos oportunidade de sanar algumas dúvidas de situações do nosso dia a dia na vistoria”, falou.

CAPACITACAO DETRAN1.jpg

 

Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, a formação continuada dos colaboradores das empresas credenciadas de vistoria é fundamental para a melhoria dos processos e dos serviços prestados ao cidadão.

“O Detran está investindo nesse processo de educação, de formação continuada dos colaboradores credenciados junto à Autarquia, na perspectiva de melhorar os serviços prestados a toda população. O curso é uma estratégia para fomentar a segurança viária no Estado, uma vez que a vistoria veicular é um dos requisitos fundamentais para garantir um trânsito seguro, na medida em que certifica a circulação de veículos em condições regulares", destacou. 

O vistoriador Rodrigo Alexandre Buzzi, da empresa Autovisão, de Sinop, disse que a parceria do Detran com as empresas credenciadas é importante para aprimorar a prática da vistoria veicular. “Muitas vezes cometemos erros por não ter o conhecimento. E essa capacitação vai nos ajudar muito na prática do dia a dia do nosso serviço. Vamos levar essas informações também para os demais vistoriadores da nossa empresa. Agradecemos ao Detran pela oportunidade de aprimorar nosso conhecimento e prestar um serviço cada vez melhor a população.

A diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, enfatizou a importância da capacitação continuada aos credenciados visando garantir que os serviços delegados pelo Detran sejam realizados de forma segura e eficiente.

Atualmente, o Detran conta com 57 empresas de vistoria veicular credenciadas junto ao órgão. O credenciamento das empresas iniciou na atual gestão, no ano de 2019, como forma de ampliar a possibilidade de escolha do cidadão de onde realizar o serviço de vistoria veicular no Estado, seja através das empresas ou nas unidades do Detran de Mato Grosso.

Tecnologia

Para obter maior segurança e transparência no processo, desde 2023 as vistorias veiculares realizadas pelas empresas credenciadas ocorrem de forma eletrônica, com apoio de um sistema de inteligência artificial.

O sistema permite ao Detran o georreferenciamento para identificação, em tempo real, do horário e local onde está sendo realizada a vistoria pelas empresas. O objetivo é inibir adulteração e clonagem, através dos mecanismos de segurança, sendo realizada a verificação eletrônica da regularidade do chassi conforme os padrões internacionais, motor, marca, modelo e cor.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet