Quem já se arriscou a andar no Centro de Cuiabá sabe que a tarefa é árdua. O pedestre precisa ser cuidadoso, mas as dificuldades para um cadeirante são ainda maiores. A CS Mobi Cuiabá foi contratada para reformar algumas calçadas da região central, mas uma reportagem do Balanço Geral, da TV Vila Real, de quinta-feira (22), denunciou que na rua Barão de Melgaço não há acessos para cadeirantes.
O artesão Nilson Antônio de Almeida mora no bairro Parque Cuiabá. Ele é cadeirante e enfrenta diversos desafios ao se locomover pelo Centro da cidade. "Está difícil. Antigamente até estava bom, mas com essa reforma que teve, fizeram as calçadas, mas esqueceram das rampas, que é o principal", contou ao Balanço.
Na reportagem, Nilson tenta subir a calçada, mas o meio-fio é muito alto para a cadeira de rodas. Ele só consegue com a ajuda do repórter. Na maior parte do tempo, o único jeito para Nilson e outros cadeirantes andarem pela região é arriscando a vida passando pelas ruas e avenidas, disputando espaço com demais veículos.
Outro lado
O GD entrou em contato com a CS Mobi Cuiabá, responsável pelas obras de requalificação das calçadas. A empresa enviou um vídeo com explicações do gerente geral Kenon Oliveira. "Faz parte do nosso projeto macro de requalificação urbana, que visa garantir acessibilidade e trazer segurança, principalmente, para pedestres e pessoas que têm dificuldade de locomoção", ele diz em trecho do vídeo.
"Essas obras, a gente sabe, trazem transtornos para quem passa por ali, para os lojistas, mas informo que estamos com comunicação constante com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e junto com a CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas]", justificou.
O vídeo completo do gerente geral pode ser visto abaixo: