A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) lançou nesta terça-feira (29), o trailer do primeiro documentário produzido exclusivamente pela instituição. Com o título de “Território de Direitos”, o projeto audiovisual revela, de forma sensível e impactante, os bastidores da atuação da DPEMT em comunidades mato-grossenses marcadas por conflitos fundiários.
Todas as imagens e entrevistas foram realizadas pela equipe da Diretoria de Imprensa e Comunicação Institucional da DPEMT, durante os mutirões do Território de Direitos, projeto criado pela própria instituição com o objetivo de realizar uma busca ativa e estratégica de famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade em áreas com disputas por posse de terra.
Inspirado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 828, que trata da proteção contra despejos forçados, a atividade aplica o Sistema de Atendimento Fundiário (SAF), que reúne informações detalhadas sobre as famílias, o que garante que o Poder Público atue com mais eficácia para proteger e garantir o direito à moradia, especialmente daquelas que já formaram vínculos e raízes nos territórios onde vivem.
Por meio de entrevistas com defensoras e defensores públicos, servidores da DPEMT e, principalmente, com as pessoas atendidas pela Defensoria, o documentário mostra os bastidores do projeto, contando histórias de vida que ultrapassam debates jurídicos e processos judiciais.
Muito além de apresentar o trabalho da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso ao público, o documentário tem como objetivo mostrar a luta das pessoas que vivem no campo, ou em áreas urbanas mais afastadas do centro, e que por anos foram invisibilizadas pela sociedade.
O trailer está disponível nas redes sociais da DPEMT e na página oficial do Youtube da DPEMT. O documentário completo será lançado em breve.