Economia Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2021, 13h:50 | Atualizado:

Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2021, 13h:50 | Atualizado:

Notícia

Locadoras do Mato Grosso alertam para alta de preço de veículos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

As locadoras de veículos, que juntas são as principais clientes das montadoras no Mato Grosso, identificaram alta de 25%, em média, no preço dos veículos zero km comercializados no estado. O alerta é do diretor regional da Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (ABLA) no Mato Grosso, Eder Rangel.

Segundo Rangel, em 2019 um hatch de entrada, como o Volkswagen Gol ou o Fiat Mobi, custava em torno de R$ 40 mil. "Hoje, esses modelos já subiram para a faixa dos R$ 50 mil, o equivalente a 25% de aumento no preço final". Ao mesmo tempo, não houve reajuste das diárias de locação nessa mesma proporção, "na medida em que as pequenas e médias empresas do nosso setor não têm condições de aplicar ajuste nesse patamar, sob risco de perderem os clientes".

O resultado tem sido uma crescente dificuldade para as locadoras do Mato Grosso comprarem veículos para renovar ou ampliar a frota disponível para aluguel no estado. "No ano passado, durante os primeiros meses da pandemia, as empresas do nosso setor foram obrigadas a se desfazer de parte de suas frotas para sobreviver", lembra Rangel. "Agora, que precisamos comprar para repor e ampliar a frota, demos de cara com essa significativa alta dos preços".

As estatísticas da ABLA, referentes a antes da pandemia, mostram que em 2019 as 211 locadoras que estavam ativas no Mato Grosso compraram 2.010 automóveis e comerciais leves zero km. Isso fez do setor de locação o maior cliente das montadoras no estado.

Desses 2.010 automóveis e comerciais leves comprados, 36,6% foram modelos da Volkswagen, seguida pela Chevrolet (General Motors) com 24,8% de participação nas compras do setor em 2019. O terceiro lugar ficou com a FCA (Fiat/Chrysler/Jeep), com 24,6%. As informações estatísticas referentes ao atual período de pandemia serão divulgadas pela ABLA ainda neste primeiro semestre de 2021.

Eder Rangel acrescenta que a renovação da frota é parte essencial do negócio, "na medida em que oferecer carros novos faz parte das exigências dos nossos clientes". No Mato Grosso, a terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) é a principal responsável pelo uso da frota das locadoras, com 60% de participação. O turismo fomenta o uso de 20% da frota no estado e o aluguel para motoristas de aplicativos, outros 20%.

A frota total das locadoras no Mato Grosso, antes da pandemia, era de 5.641 unidades. Os dados estatísticos de frota de locadoras no estado foram fornecidos à ABLA diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet