Primeira vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos), informou que a mesa aguarda a finalização e entrega do inquérito que apura envolvimento dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB), alvos da Operação Perfídia, para que a Casa de Leis tenha respaldo para desencadear os procedimentos necessários referentes à conduta dos parlamentares.
Segundo a vereadora, é um compromisso público que a Câmara tome as devidas providências, mas requer respaldo em materialidade. Ela ainda citou que a processante impetrada contra o vereador Chico 2000, teria sido “objeto de vingança pessoal” do ex-juiz Julier, em uma “necessidade de revanche” contra Chico.
“A mesa diretora vai tomar todas as providências com responsabilidade. A gente sabe que um dos vereadores tem materialidade, mas que o outro não tem. Não dá para apresentar algo só porque saiu na imprensa, porque isso gera vulnerabilidade para todos”, afirmou em coletiva à imprensa na terça-feira (20).
Maysa ainda argumentou que a Câmara de Vereadores de Cuiabá seria o único parlamento no estado de Mato Grosso que já cassou mandatos em todas as legislaturas de vereadores que foram acusados de improbidade e de quebra de decoro e crê em uma postura firme para apuração de casos como estes, mas sem “condenação prévia”.
“A população pode cobrar, acompanhar. Eu sempre tive esse posicionamento. A gente não condena as pessoas de antemão. A abertura de um processo ético é a oportunidade de defesa desses vereadores e a gente vai tomar providências”, garantiu.
Operação Perfídia
Deflagrada em 29 de Abril deste ano, a Operação Perfídia apura esquema de propina para aprovação de projetos de empresa responsável pelas obras do Contorno Leste, em Cuiabá. Entre os alvos estão os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB), afastados das atividades parlamentares desde a mesma data.
É dito que os parlamentares teriam solicitado o valor a um funcionário da empresa para a aprovação de matéria legislativa que possibilitou o recebimento de pagamentos devidos pelo município à empresa no ano de 2023.