Com o anúncio da demissão da médica pediatra Lúcia Helena Barbosa Sampaio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), a expectativa é de que o prefeito Abilio Bunini (PL) coloque a ex-interventora Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini no comando da Pasta. A saída de Lúcia Helena ocorreu nesta terça-feira (29) e acontece após pressão por parte de vereadores da base de sustentação do prefeito na Câmara Municipal.
A ex-secretária vinha recebendo muitas queixas e reclamações por parte dos parlamentares durante esses sete meses à frente de uma das pastas mais importantes da gestão. Danielle foi interventora da Saúde enquanto a área esteve sob o comando o Governo do Estado, após determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em março de 2023 e perdurou até dezembro do mesmo ano.
A medida foi tomada após pedido do Ministério Público do Estado (MPMT), que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da saúde, como falta de médicos e remédios. Durante os dez meses de intervenção, foram realizadas diversas ações, como a reforma de unidades de saúde, a implantação de sistemas de gestão de medicamentos e a contratação de profissionais para suprir deficiências no atendimento.
Além disso, a UPA Leblon foi inaugurada. Danielle Carmona é enfermeira e servidora do Município de Cuiabá há quase 12 anos. Já coordenou diversos setores da saúde da capital e foi secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde no período de 2019 a 2021.
Jairo
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 17h30leitor
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h14Emilio Costa
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h06SEM NOME
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 14h13