18:05
O suplente de vereador é aquele que não consegue obter o número de votos suficientes na eleição e fica em uma "lista de espera" aguardando o momento de assumir o mandato na Câmara Municipal em por pequenos períodos em virtude do titular encontrar-se afastado por licença médica, necessidade particular, ou de forma definitiva no caso de falecimento do parlamentar em exercício, ou decorrente de processo de cassação ou renúncia. Em Cuiabá, foram eleitos 27 vereadores no último domingo (6) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Liberal (PL) foram os partidos que mais conquistaram vagas nestas eleições (quatro cadeiras cada).
São seguidos pelo Partido Verde (PV), Republicanos e União Brasil (UB) que elegeram três legisladores cada. Em seguida, vem Podemos e Solidariedade com duas vagas cada e por último Cidadania, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Progressistas (PP) com um vereador cada.
O PSB que elegeu os novatos Ilde Taques e Katiuscia Mantelli e conseguiu reeleger Didimo Vovô e Sargento Joelson, terá como primeiro suplente Gustavo Padilha, que teve 2.113 votos e o advogado Jean Barros na segunda suplência com 1.774 votos. O PL, que teve a candidata mais votada da cidade, Samantha Iris, esposa do candidato a prefeito Abilio Brunini (PL), a empresária Paula Calil, o policial federal Rafael Ranalli e o atual presidente da Casa de Leis, Chico 2000, terá como suplentes o vereador Fellipe Corrêa, que teve 1.662 votos e não conseguiu se reeleger, e o empresário Rafael Yonekubo, que é alvo da Polícia Federal por organizar atos golpistas em Brasília. Ele teve 1.158 votos.
O União Brasil conseguiu reeleger três de seus quatro vereadores: Michelly Alencar, Cezinha Nascimento e Dilemário Alencar. No entanto, Dr Luiz Fernando teve apenas 2.784 votos e ficou na suplência.
Assim como ele, outro médico ficou na sua 'cola' e na segunda suplência da Casa de Leis: o Dr. Daúde 2.427 votos. O Republicanos reelegeu Maysa Leão e Eduardo Magalhães, além de eleger o advogado Daniel Monteiro.
Os suplentes são o arquiteto Fred Gahyva com 2.195 votos e o ex-diretor da Águas Cuiabá, Robertinho Fernandes com 1.877 votos. O Partido Verde reelegeu Mário Nadaf e Marcus Britto Júnior, além de eleger Alex Rodrigues como o terceiro mais bem votado da cidade. Os suplentes são Janio Amorim com 913 votos e Carla Braga com 900.
O Podemos reelegeu Kássio Coelho e a advogada Dra. Mara pela primeira vez e terá como suplentes Edilson Odilon com 2.896 votos e Dr. Xavier com 1.856. O Solidariedade reelegeu Adevair Cabral e a ex-suplente Baixinha Giraldelli. A suplência ficou para o advogado Zidiel Coutinho que teve 2.259 votos e Edu Araújo com 1.490.
O Partido Progressistas reelegeu Demilson Nogueira que terá como suplentes o Professor Neviton, que conquistou 1.917 votos e o atual vereador Lilo Pinheiro que foi votado por 1.869 cuiabanos, mas não conseguiu se manter no cargo. O MDB encolheu e reelegeu apenas o líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Marcrean Santos.
A primeira suplência ficou para Luis Cláudio que conquistou 3.675 votos. A segunda vaga seria de Nicassio Barbosa que disputou sub júdice, com julgamento pendente no Tribunal Superior Eleitoral. Ele obteve 2.975 votos, mas estão 'congelados'. No momento quem segue com a vaga é a Professora Débora que teve 2.868 votos.
O PSDB elegeu Maria Avallone, esposa do deputado estadual Carlos Avalone (PSDB). Ela desbancou três vereadores que tentavam se manter no cargo, mas que ficam com a suplência, sendo eles Renivaldo Nascimento com 3.262 votos, Rodrigo Arruda e Sá que teve 3.068 votos e Rogério Varanda com 1.784 votos.
O PSD só conseguiu reeleger o vereador Jefferson Siqueira que terá como suplentes Lemes que conquistou 1.820 votos e o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular da Capital, Misael Galvão que obteve 1.388 votos. O local pegou fogo em julho deste ano. O Cidadania elegeu o Tenente-Coronel Dias e terá como suplentes Neto Marques com 1.302 votos e Rafael Ixpio, que conquistou o voto de 1.272 cuiabanos.
O PMB reelegeu o vereador Wilson Kero Kero, candidato eleito menos votado nesta eleição. O primeiro e segundo suplente dele são Silvano Cruz, com 1.797 votos e Deywison, votado por 1.620 eleitores.
Bird
Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024, 09h2422
Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024, 07h29Viuva
Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024, 07h24Hugo
Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024, 21h51