O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), participou, na manhã desta sexta-feira, 23, no ginásio poliesportivo do Fiotão, da abertura do primeiro campeonato de Bocha Paralímpica realizado em Mato Grosso.
O Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica 2025, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio de Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), está reunindo 14 equipes, 82 atletas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Várzea Grande está na competição com sete atletas.
Considerado regional, o campeonato tem alcance nacional pela relevância no calendário paraolímpico, pela promoção da inclusão social por meio do esporte e também faz parte da etapa classificatória para o Brasileiro.
Discursando na abertura do evento, Tião da Zaeli destacou a importância da realização do campeonato em Várzea Grande que é centro de referência do esporte paraolímpico em Mato Grosso. Ele recordou as ações na área de inclusão realizadas em sua gestão. “Em 2012, fizemos a maior olimpíada de inclusão em Várzea Grande, com várias modalidades de competição e que entrou para a história da cidade. Foi também em nossa gestão a criação do Centro Municipal de Inclusão ‘João Muleta’” revelou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Santana, parabenizou os participantes do campeonato e as equipes de outros estados citando as dificuldades enfrentadas por todos para poder participar do evento. “Contem com o Município, contem com a Secretaria, pois sempre estaremos à disposição para eventos dessa importância” destacou.
A assessora de Políticas Públicas para a Inclusão, Priscila Lima, reforçou que o esporte é uma ferramenta de inclusão, que promove o crescimento pessoal, o crescimento social e também das famílias, porque gera uma rede de apoio para toda a sociedade.
O presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), Erinaldo Pit Chagas ressaltou que a realização do o Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, em Várzea Grande, é um marco significativo para o paradesporto. “Temos hoje a oportunidade de deixar um legado para o esporte paraolímpico de Várzea Grande e em um futuro muito próximo, a Bocha Paralímpica vai estar muito mais desenvolvida nesta região” afirmou.
Para a realização do Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer escalou 170 servidores municipais, mobilizados na organização e logística do evento, reforçando o protagonismo de Várzea Grande como Centro De Referência do Paradesporto no estado de Mato Grosso.