Política Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h:17 | Atualizado:

Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h:17 | Atualizado:

Notícia

Sala da Mulher apresenta resultados durante nova gestão

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

paula calil.jpg

 

A reabertura da Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá foi um dos marcos da gestão atual em 2025. As ações realizadas tem como foco o fomento ao empreendedorismo feminino, valorização, cuidado e acolhimento das mulheres em todos os sentidos. 

Uma delas foi a Feira Mãos Cuiabanas. Com mais de 40 expositores, o evento foi realizado na Praça Pascoal Moreira Cabral uma vez por mês desde o início do ano. Além do incentivo ao comércio regional, trazer os expositores de maneira gratuita à praça do Legislativo também demonstrou o cuidado com a cultura cuiabana e a relação fortalecida com os pequenos produtores. 

Contando com edições temáticas como a especial do Dia da Mulher em março e a feira junina no dia de São João, o evento tem criado um laço cada vez maior entre o legislativo e a população. 

É o que destaca a coordenadora da Pasta, Maíra Scardelai. Ela relembra outro momento importante deste primeiro semestre: a caminhada em prol da saúde materna, com roda de conversa com as psicólogas voltadas à maternidade. A iniciativa tratou uma pauta já levantada na Casa, pela presidente da Mesa Diretora, vereadora Paula Calil (PL), autora da lei que institui o “Maio Furta-Cor”, uma campanha de cuidado à saúde mental materna.

Para Paula, a Sala da Mulher vem prestando um importante serviço à comunidade, olhando para as mulheres e principalmente sendo um espaço de escuta. 

“Quero destacar aqui, com muita honra, a relevância do trabalho desenvolvido pela Sala da Mulher ao longo deste primeiro semestre. As ações realizadas foram fundamentais para ampliar o acolhimento, a orientação e a proteção das mulheres cuiabanas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, comentou a gestora. 

Maíra comenta também sobre o mês de março, que foi dedicado a atividades que incentivam o empreendedorismo feminino, o autocuidado e o crescimento pessoal de mulheres. Como perspectivas para o próximo semestre, a coordenadora da Sala da Mulher espera continuar com o trabalho de colocar o feminino cada vez mais em foco, em parceira com todas as vereadoras eleitas nesta legislatura. 

“Que a gente continue fomentando tudo isso que a gente já vem fazendo: muitos cursos, palestras, qualificações, tudo sempre de forma gratuita para a população cuiabana. Porque é isso que a Sala da Mulher quer”, pontuou Maíra. 

Paula, por sua vez, salientou a importância da sala em benefício das mulheres cuiabanas. 

“Vivemos tempos em que o combate à violência de gênero e a promoção da autonomia feminina precisam ser prioridade em todas as esferas. E é exatamente isso que a Sala da Mulher tem feito: levado políticas públicas concretas aos bairros, promovido rodas de conversa, capacitações, campanhas de conscientização e ampliado a rede de apoio”, afirmou a presidente.

Homenagem  

O espaço recebe o nome de Maria Nazareth Hahn em homenagem à ex-vereadora que mais tempo atuou na Casa de Leis. Maria Nazareth iniciou sua trajetória no Legislativo em 1955, eleita pelo Partido Socialdemocrata (PSD). Tomou posse no início da segunda legislatura e, ao longo de sua carreira, foi reeleita cinco vezes consecutivas, totalizando seis mandatos. Seu legado a tornou a mulher com maior representatividade na história do parlamento cuiabano.

Atualmente, a capital dispõe do feito histórico nacional, com 8 vereadoras eleitas e uma Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres.

São elas: 

Baixinha Giraldelli (Solidariedade)

Dra Mara (Podemos) – Segunda-secretária da Mesa Diretora

Katiuscia Manteli (PSB) – Primeira-secretária da Mesa Diretora

Maria Avalone (PSDB)

Maysa Leão (Republicanos) – Primeira Vice-Presidente da Mesa Diretora

Michelly Alencar (União Brasil) – Segunda Vice-Presidente da Mesa Diretora

Paula Calil (PL) – Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá

Samantha Iris (PL)





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet